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Demonstrações financeiras
Gestão e Governança
Foco em ESG e compliance
Os critérios ESG vieram se somar às atividades de compliance na Visão Prev com o objetivo de ampliar a participação dos tópicos sociais, ambientais e de governança nas análises e decisões da entidade, com vistas a uma atuação ainda mais responsável, ética e sustentável.
No início de 2023, foi estabelecida uma Meta ESG para aprofundar o tema no dia a dia das equipes de forma multidisciplinar, já que os princípios abordam tópicos institucionais e estruturais. Durante o ano, a equipe da Meta participou de seminários e estudos, além de avaliar as melhores práticas do setor. A Visão Prev já possui diversas ações desenvolvidas nos três pilares (meio ambiente, social e governança) e vem trabalhando na consolidação e ampliação de seu alcance.
Foi estruturado um programa de apresentação formal a todos os colaboradores dos pilares e princípios relacionados à integridade e ética. Desse modo, foi assumido junto aos públicos interno e externo o compromisso de realizar as operações com excelência por meio de um conjunto de normas internas e boas práticas que se transformam em decisões e ações para fortalecer um ambiente corporativo íntegro. O programa também procura aprimorar o processo de prevenção, detecção e tratamento de inconformidades.
Após aprovação pelo Conselho Deliberativo em julho, o Código teve seus temas atualizados, destacando princípios cada vez mais importantes para a operação como diversidade, transparência, proteção e privacidade de dados. Essa atualização reafirma aos colaboradores, participantes, fornecedores e conselheiros o compromisso da Visão Prev com uma conduta ética, transparente e em constante evolução.
Em junho, a Visão Prev conquistou mais uma certificação de conformidade com as normas ISO, atestando o cumprimento das premissas da ISO 27701 – Sistema de Gestão de Privacidade da Informação, relativa à excelência na proteção e privacidade de dados, lançada em 2019. A ISO 27701 reforça o compromisso da Visão Prev com as melhores práticas nacionais e internacionais no que diz respeito ao tratamento das informações de colaboradores e participantes. Além disso, continuaram os preparos constantes para a recertificação anual pela ISO 9001 e 27001 que tratam da gestão da qualidade e da gestão da segurança da informação e foram obtidas pela primeira vez em setembro de 2012 e novembro de 2020, respectivamente.
Em 2023, a Visão Prev consolidou suas estruturas de governança em conformidade com a implementação de seu Programa de Integridade (descrito acima). Dessa forma, foram fortalecidas as bases da atuação corporativa ética, os pilares do Código de Conduta e Ética e o Canal de Denúncias da entidade.
Os esforços de governança seguem em linha com a atuação da Comissão de Legislação, na orientação e suporte às áreas de negócios quanto às normas aplicáveis a seus processos e obrigações legais. Com o apoio da Diretoria e do Conselho Deliberativo e o engajamento dos colaboradores, a Visão Prev ampliou seu compromisso com ações fundadas na conduta ética e nas melhores práticas de integridade.
Para dar sequência ao monitoramento permanente das ações de identificação e adequação do tratamento de dados pessoais na Visão Prev, foram tomadas as seguintes medidas:
- Revisão dos processos que envolvem dados pessoais de áreas-chave da entidade, atualizando o cenário de privacidade de dados com fluxos incluídos e excluídos, e soluções para os riscos identificados e buscando melhorias.
- Desenvolvimento de inventário de dados pessoais.
- Revisão da cláusula contratual padrão para tratamento de dados e aplicação para os maiores Operadores de Dados.
- Atuação da Data Protection Officer (DPO) nos fluxos de contratação e renovação de contratos com os Operadores de Dados.
- Atualização da divulgação de informações a titulares de dados para fomentar o seu consentimento.
- Inclusão da atividade da DPO no Plano de Continuidade de Negócios (PCN) para atuação rápida e eficaz em eventos de risco.
- Elaboração de Relatórios de Impacto de Proteção de Dados para as atividades gerais da Visão Prev e para as atividades dos nossos maiores Operadores de Dados.
Vale registrar que, em 2023, não houve nenhum incidente grave ou contato nos canais de atendimento dedicados ao tema.
Após a segregação da gestão da atividade de Riscos da área de Investimentos, com a criação da área de Riscos como parte da estrutura da Presidência, foi também criada a Comissão de Riscos Corporativos para proporcionar uma perspectiva consolidada do tema. As discussões na Comissão buscam o desenvolvimento de controles mais adequados e eficazes para a melhoria contínua da governança e do monitoramento executado, além de potencializar a aderência às melhores práticas do segmento.
A Visão Prev disponibiliza dois importantes meios – a Ouvidoria e o Canal de Denúncias – que visam aprimorar a qualidade, transparência e ética em todas as suas atividades. Criados em 2014, eles asseguram uma linha direta com os participantes e demais stakeholders para que suas manifestações sejam adequadamente recebidas e tratadas. Os dois canais podem ser acessados pela aba “Atendimento e Comunicação” da área aberta do site.
Em 2023, a Ouvidoria recebeu 24 demandas, com tempo médio de atendimento de 1,16 dia útil, que foram repassadas à Diretoria e às áreas responsáveis. O Canal de Denúncias não recebeu nenhuma manifestação em 2023 – na realidade, desde sua criação, houve apenas dois questionamentos (em 2019 e 2021) que, após avaliação, não foram classificados como denúncias.
A Visão Prev se mantém alinhada com a Instrução Normativa Previc nº 34, de março de 2021, que dispõe sobre a política, os procedimentos e os controles internos a serem adotados pelas entidades fechadas de previdência complementar para prevenção de crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e financiamento do terrorismo. Em 2023, todos os colaboradores receberam um treinamento interno sobre o tema, com uma avaliação final. Caso fosse obtida nota inferior a 7, a área de Controle e Gestão entrava em contato com o profissional para reforçar os conceitos exigidos.
A Comissão de Legislação monitora a publicação de novas leis e regras direta ou indiretamente relacionadas à atuação da Visão Prev com o intuito de assegurar o cumprimento de todas as exigências legais. Em 2023, a Comissão examinou 120 novas regras, tais como a Resolução Conjunta nº 1, de 12 de dezembro de 2022, que dispõe sobre a portabilidade de recursos entre planos de benefícios administrados por entidades abertas e fechadas de previdência complementar; a Resolução CVM nº 175, de 23 de dezembro de 2022, que aborda a constituição, funcionamento e divulgação de informações dos fundos de investimento, bem como a prestação de serviços para os fundos; a Resolução Previc nº 23, de 14 de agosto de 2023, que estabelece procedimentos para aplicação das normas relativas às atividades desenvolvidas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar, bem como normas complementares às diretrizes do Conselho Nacional de Previdência Complementar e do Conselho Monetário Nacional; e a Resolução CNPC/MPS nº 59, de 13 de dezembro de 2023, que trata da retirada de patrocínio, do Plano Instituído de Preservação da Proteção Previdenciária, do Fundo Previdencial de Proteção da Longevidade e da rescisão de convênio de adesão por iniciativa da entidade.
A Visão Prev manteve sua adesão à exigência de certificação de dirigentes para comprovar sua expertise na gestão da entidade. Todos os membros da Diretoria Executiva são certificados e habilitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Além disso, a maioria dos membros titulares dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e a maioria dos membros suplentes possuem certificação, ressaltando o cumprimento do prazo legal de um ano para certificação após a data da posse. Todos os membros do Comitê de Investimentos são certificados com ênfase em Investimentos.