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Comunicação e Relacionamento

Atendimento personalizado

As equipes de Comunicação e Atendimento estão sempre desenvolvendo novas estratégias para que os mais de 21 mil participantes e assistidos da Visão Prev sintam-se acolhidos em suas necessidades.

Em 2023, novos programas entraram no ar e outros foram aperfeiçoados. A Central de Atendimento, um dos principais focos de interação com os participantes, passou por uma grande reestruturação para aperfeiçoar ainda mais a qualidade, eficiência e rapidez na resposta a cada informação solicitada.

Em julho, foi lançado o “Pensando Juntos”, um programa direcionado aos beneficiários dos participantes falecidos que estão em processo de pensão por morte. Eles recebem um material com o resumo das principais regras do plano e têm acesso a atendimento personalizado para esclarecimento das decisões previstas, acompanhamento de simulações, regularização de documentação e preenchimento de formulários.

A criação desse programa atende a uma preocupação apontada pelos próprios participantes de que seus beneficiários entendam as variáveis envolvidas para que possam fazer escolhas conscientes. Em 2023, foram realizados 12 atendimentos (48% das concessões de pensão por morte no período).

Iniciado em 2021, esse programa oferece consultoria individual para os participantes que solicitam sua aposentadoria na entidade ou estão próximos à elegibilidade (a partir de 50 anos). No atendimento, são apresentadas as regras do plano e os impactos do novo status em aspectos como Imposto de Renda e o planejamento sucessório.

Em 2023, o programa atendeu 207 pessoas (38,6% dos pedidos de aposentadoria), com um índice médio de satisfação de 97,6%. Isso tem se refletido nos números da Central de Atendimento: a média de rechamadas de um participante comum é de 2,38 por ano, enquanto a de quem participa do “Meu Momento” é de 1,5. 

A Visão Prev retomou os encontros com participantes para esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento dos planos. Os Plantões presenciais ou online estão acontecendo em diferentes cidades e nas patrocinadoras. As reuniões podem também ser programadas a pedido dos próprios participantes após a formação de um grupo interessado em conversar com os especialistas da entidade. Além disso, todas as primeiras quartas-feiras do mês são integralmente reservadas para os Plantões por telefone, videochamadas ou presenciais. Em 2023, 76 participantes foram atendidos nessas datas e esclareceram suas dúvidas, sendo aposentadoria, contribuições e investimentos os temas mais abordados.

Disponibilizar um espaço totalmente pensado para garantir mais conforto e maior acolhimento. Esse foi o objetivo da reforma da Sala de Atendimento para que o participante se sinta à vontade e bem recebido. Desde setembro, o novo ambiente é usado por quem vai à sede da entidade para conversar com o time de consultores.

Mesmo após o retorno do atendimento presencial, as videochamadas continuam sendo a modalidade mais procurada pelos participantes. Do total de 587 atendimentos no ano, 41% foram por vídeo, 39% por telefone e 20% presenciais.

O agendamento das videochamadas é feito pelo site da Visão Prev (em Atendimento e Comunicação > Atendimentos Personalizados). No dia e horário combinados, o encontro ocorre pela plataforma Microsoft Teams, sendo possível ver o especialista com quem se conversa e visualizar sua tela através de compartilhamento, o que permite acompanhar simulações e consultar informações no site em tempo real.

Em 2023, a Visão Prev fez palestras online com participantes ativos das patrocinadoras do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. Foi promovida também uma reunião presencial em São José dos Campos, com participação majoritária de assistidos. Além disso, a entidade realizou encontros a pedido de participantes (para esclarecer dúvidas sobre os planos para seus colegas de trabalho) ou de gerentes (para apresentações a suas equipes).

Em março, a Central de Atendimento foi dividida em equipes focadas em grupos específicos (Ativos/BPD/Autopatrocinados, Assistidos/Pensionistas e Adesão/Desligamento) para que os analistas possam aprofundar seus conhecimentos e se especializar nas diferentes demandas dos participantes.

Vale destacar que, em 2023, foi alterado o horário de atendimento da Central que passou a ser das 8h às 20h (antes era das 7h às 19h). A mudança foi definida a partir da análise de fluxo de ligações e visou ampliar a disponibilidade no horário em que os participantes têm mais facilidade de contato.

A Central de Atendimento em números

Em 2023, os canais de atendimento operados pela Central de Atendimento receberam as seguintes avaliações de sua qualidade na percepção dos participantes: 

Em 2023, foram feitas quatro monitorias mensais por atendente (média de 40 monitorias por mês) para observar critérios como capacidade de esclarecer dúvidas, visão geral sobre o tema, comunicação e credibilidade. A média de notas recebidas é 3,66, em uma escala de 1 a 4. 

A equipe é composta por 15 pessoas, sendo uma supervisora, 3 backoffices, 5 analistas de canais digitais (e-mail, chat e WhatsApp) e 6 consultores voltados ao atendimento telefônico. Foram realizados 20 treinamentos em 2023, utilizando metodologias mais interativas e dinâmicas. Além dos aspectos técnicos, foram abordados temas como acolhimento, interpretação de contexto, individualidade do atendimento e como fortalecer os laços de confiança. O propósito foi refletir sobre a importância do trabalho da Central, com atenção a cada detalhe de forma proativa, empática e agradável. Outro foco em 2023 foi o programa mensal de treinamentos sobre investimentos que visa aprimorar a formação dos atendentes e, portanto, a qualidade das explicações aos participantes.

Esses são alguns dos dados de performance da Central em 2023:

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