a+ a-
                         

Gestão e Governança

Processos monitorados

Uma cultura de identificação, controle e prevenção de riscos, erros e falhas é essencial para que a Visão Prev possa aprimorar suas atividades e processos, com a busca constante de melhorias para reduzir eventuais ameaças e incorreções que afetem sua atuação.

A área de Auditoria Interna promove o mapeamento de potenciais riscos e falhas, colaborando na implementação das melhorias identificadas para maior segurança, integridade dos processos e compliance com as normas internas e externas. Entre as 32 auditorias realizadas em 2023, alguns dos processos verificados foram a Pesquisa de Satisfação dos participantes, as concessões de empréstimos, as atividades da área de Experiência do Cliente e a adesão à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os resultados obtidos foram documentados e apresentados diretamente aos Conselhos.

Em conformidade com a Resolução nº 23, publicada em agosto pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a Visão Prev tem contrato com uma empresa de auditoria externa para as Demonstrações Financeiras que englobam Balanço Patrimonial, Demonstração da Mutação do Patrimônio Social e Demonstração do Plano de Gestão Administrativa e para as demonstrações individuais por plano de benefício, abrangendo a Demonstração do Ativo Líquido, Demonstração da Mutação do Ativo Líquido, Demonstração do Plano de Gestão Administrativa e Demonstração das Provisões Técnicas no comparativo do exercício atual e anterior, bem como as correspondentes Notas Explicativas, incluindo o resumo das principais práticas contábeis. Os relatórios e pareceres da auditoria externa são elaborados conforme as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis a entidades reguladas pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC).

Para prevenir ataques, invasões e ações maliciosas que ponham em risco a integridade e o sigilo das informações, foram efetivadas várias ações ao longo do ano. Entre elas, estão a implementação e gerenciamento integrado de dispositivos, melhorias na infraestrutura, atualizações de sistemas operacionais, restrições de informações para os colaboradores, protocolos avançados e customizáveis de segurança de serviços em nuvem e classificação sistemática de confidencialidade de arquivos.

Em setembro, todos os servidores foram migrados do data center para a nuvem, ampliando a segurança, escalabilidade, atualização tecnológica e a redução de custos de TI. Houve também avanços no rastreamento, monitoramento e bloqueio de informações, não apenas na Visão Prev como também à distância, devido ao trabalho remoto, o que garante maior proteção para os dados usados e armazenados pela entidade.

Voltar ao topo