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Gestão e Governança

Boas práticas cotidianas

O dia a dia da Visão Prev é composto por uma série de iniciativas desenvolvidas pelos diferentes times com foco no atendimento à legislação e na proposta e execução das melhores práticas do segmento.

Seguindo determinação do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), a Visão Prev concluiu, em junho (portanto, seis meses antes do prazo legal), o processo de abertura de CNPJ e conta corrente para cada um de seus cinco planos. Esse procedimento visa a independência dos planos para reduzir riscos de transferência patrimonial e conferir mais transparência às movimentações de ativos e passivos.

Foi realizada em julho a distribuição de superavit do plano Visão Telefônica para as patrocinadoras e os participantes que eram ativos ou autopatrocinados (que fazem contribuição referente à parcela de risco) com menos de 60 anos no dia 31 de dezembro de 2022. A divisão foi proporcional à reserva matemática de cada participante e patrocinadora.

Em março, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou as alterações propostas pela Visão Prev nos Regulamentos dos planos Mais Visão, Visão Multi e Visão Telefônica. As mudanças incluem melhorias e simplificação das regras, além de atender às atualizações legislativas da Resolução CNPC nº 50/2022 sobre a Portabilidade, o Resgate e o Autopatrocínio.

Em junho, a Previc autorizou também as propostas de mudanças feitas pela entidade no Regulamento do plano Visão Telefônica que permitem que os beneficiários indicados possam optar por receber benefício em renda mensal.

A Visão Prev possui três níveis de atendimento:

  • Nível 1 – realizado pelos analistas da Central de Atendimento que esclarecem dúvidas gerais ou operacionais. Esse primeiro contato tem a missão de entender as necessidades dos participantes e, sempre que possível, solucionar as demandas.
  • Nível 2 – dependendo do caso, a dúvida pode exigir uma resposta mais aprofundada, inclusive com atendimento personalizado por chamada de vídeo, telefone, presencial ou em libras.
  • Nível 3 – casos ainda mais complexos que envolvem as equipes técnicas especializadas ou um operador interno com foco no tema.

 

Em 2023, dos 24.446 chamados recebidos na Central, 21.107 foram resolvidos já no nível 1 (quase 23% a mais do que em 2022), 1.670 precisaram ser direcionados para o nível 2 e 1.669 para o nível 3. Esses números mostram o empenho das áreas de Experiência do Cliente e Relacionamento na capacitação contínua dos atendentes. As duas áreas participam ativamente do planejamento e execução dos treinamentos da Central, avaliando os assuntos pré-selecionados e contribuindo conforme as demandas.

Em agosto, foi criada a área de Ciência de Dados, com foco na coleta, transformação e análise a partir de técnicas estatísticas, visando fomentar processos decisórios mais assertivos e fundamentados em provas, padrões e tendências. Também foi adquirida uma nova ferramenta de Business Intelligence (BI) e houve treinamentos internos para todos os colaboradores, abordando conceitos e utilização eficaz de BI. Esse movimento tem contribuído para aumentar a produtividade das equipes e difundir a cultura de análise, acompanhamento e tomada de decisão com base nos dados coletados.

Ano a ano, a Visão Prev vem conseguindo encerrar progressivamente as demandas recebidas com medidas processuais e acompanhamento apurado de cada caso. Dessa forma, tem sido possível preservar a credibilidade da entidade, diminuir o passivo contencioso a fim de evitar prejuízos financeiros e reduzir custos com despesas processuais.

Em 2023, por meio da atuação estratégica nos processos, a Visão Prev obteve êxito nas demandas judiciais de cobrança de empréstimos e nas discussões de pagamentos indevidos de fornecedores. Esse posicionamento também colaborou para o encerramento e a prevenção de novos casos, bem como a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro e atuarial das reservas previdenciárias e do plano de gestão administrativa, contribuindo para a longevidade dos planos.

Em 2023, a Visão Prev deu sequência a seu posicionamento preventivo na solução de litígios para evitar a judicialização de demandas e concluir ações antigas. Foram concluídos 19 processos que tratavam majoritariamente de pedidos de pagamento de diferenças relativas aos índices de inflação “expurgados”.

Encerrando o ano com apenas 104 processos judiciais ativos, verifica-se a qualidade da atuação da área jurídica nos últimos 3 anos, posto que, ao fim do ano de 2020, havia 140 processos ativos. Essa redução significativa demonstra a eficiência e a agilidade do time jurídico para lidar com as demandas, representando uma melhora significativa na gestão contenciosa da entidade.

Em 14 de agosto de 2023, foi publicada a Resolução nº 23 pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) que estabelece procedimentos para aplicação das normas relativas às atividades desenvolvidas pela Superintendência, bem como normas complementares às diretrizes do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e do Conselho Monetário Nacional (CMN).

A Resolução revogou 38 instruções, resoluções e portarias da antiga Secretaria da Previdência Complementar (SPC) e atual Previc, contendo alguns temas com vigência a partir de 1º de setembro de 2023 e outros a partir de 1º de janeiro de 2024. Em relação às adaptações contábeis, essa é a principal norma entre outros temas de relevância para a contabilidade do segmento.

A Resolução nº 23 aborda também temas relativos a governança, riscos, auditoria, tributário, contabilidade e jurídico, entre outros, considerando o enquadramento de cada entidade. A Comissão de Legislação da Visão Prev vem acompanhando o desenvolvimento dos planos de ação de cada área para a implementação das ações necessárias de modo adequado e eficiente.

No dia 16 de março, o Conselho Deliberativo aprovou o Plano de Custeio para o período de abril de 2023 a março de 2024. Segundo os novos cálculos, os percentuais cobrados para os benefícios de risco foram reduzidos para o plano Visão Telefônica e mantidos para o plano Visão Multi, conforme abaixo:

Plano* 2023
(de 04/2023 a 03/2024)
2022
(de 04/2022 a 03/2023)
Visão Telefônica
0,12%
0,14%
Visão Multi
0,08%
0,08%

* Esses custos são pagos pelas patrocinadoras e pelos autopatrocinados.

A Visão Prev não cobra taxa de carregamento em nenhum de seus planos. Para o custeio administrativo*, a tabela do plano Visão Telefônica foi ajustada e a do plano Visão Multi permaneceu a mesma. A cobrança é feita de acordo com o saldo de conta total do mês anterior:

VISÃO TELEFÔNICA
(participante autopatrocinado,
BPD e AOP – aguardando opção)
VISÃO MULTI
(todos os participantes)
Faixa de saldo
Anual
Mensal
Anual
Mensal
Até R$ 10.000,00
R$ 91,50
R$ 7,63
R$ 60,00
R$ 5,00
De R$ 10.000,01 até R$ 50.000,00
1,00%
0,083%
0,75%
0,063%
De R$ 50.000,01 até R$ 200.000,00
0,90%
0,075%
0,50%
0,042%
De R$ 200.000,01 até R$ 500.000,00
0,75%
0,063%
0,30%
0,025%
De R$ 500.000,01 até R$ 1.250.000,00
0,36%
0,030%
0,15%
0,013%
Acima de R$ 1.250.000,01
R$ 3.050,00
R$ 254,17
R$ 2.000,00
R$ 166,67

* Por serem mais antigos e, portanto, terem mais recursos acumulados em caixa (no chamado Fundo Administrativo), 3 planos cobrem os custos administrativos utilizando o saldo desse Fundo da seguinte forma: Visão Telefônica (para ativos e assistidos), PreVisão (para assistidos) e Telefônica BD (para todos os participantes).

No plano Mais Visão, não houve alteração na tabela de custeio administrativo que permanece a mesma desde 2021, com pagamento feito por todos os participantes conforme seu patrimônio no plano:

Faixa de saldo Anual Mensal
Até R$ 15.000,00
0,98%
0,082%
De R$ 15.000,01 até R$ 50.000,00
0,90%
0,075%
De R$ 50.000,01 até R$ 100.000,00
0,80%
0,067%
De R$ 100.000,01 até R$ 200.000,00
0,60%
0,050%
De R$ 200.000,01 até R$ 500.000,00
0,40%
0,033%
Acima de R$ 500.000,01
0,20%
0,017%
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